22 de junho de 2011

Resenha-O tempo entre costuras

Esse livro é uma indicação para o Clube do Livro Saraiva ES
Para nós, que vivemos num país pacífico, talvez seja até surreal imaginar como é a guerra, fora do que se passa na TV.

A escassez de suprimentos, os desabrigados, os doentes, as mortes, as famílias devastadas....



De simples costureira num bairro humilde de Madri, à mudança para o Protetorado, na Espanha, Sira se verá sozinha e abandonada por seu companheiro, sem dinheiro num país onde não conhece ninguém.

A partir daí, uma nova mulher surgirá, capaz de fazer coisas que a antiga Sira nunca sonharia.


Uma parte que define bem como ela se encontra é essa:

Em poucos meses, eu havia fechado a porta na cara do meu ontem. Deixara de ser uma humilde costureirinha e me tornara, de maneira alternativa ou paralela, um monte de mulheres diferentes. Candidata incipiente a funcionária pública, beneficiária de uma grande industrial, amante de um sem vergonha, iludida aspirante a diretora de uma empresa Argentina, mãe frustrada de um filho não nascido, suspeita de trapaça e roubo cheia de dívidas até as sobrancelhas e ocasional traficante de armas camuflada sob a aparência de uma inocente nativa. Em menos tempo ainda deveria assumir uma nova personalidade,porque nenhuma das anteriores me servia mais.” Pág 114


Obrigada a se reinventar, ela fará novos amigos, e incentivada por eles, terá forças para se reerguer e começar uma nova vida, longe de seu país e de sua mãe.


Mas o que Sira não sabe, é que essa será somente mais etapa de sua vida tão turbulenta e sofrida.

Em seu ateliê ela conhecerá pessoas influentes e ligadas diretamente aos políticos manipuladores e envolvidos com os problemas da guerra. E por esses novos amigos, sua vida mudará novamente, e agora ela será  


Repleto de fatos históricos e narrados em primeira pessoa, em O tempo entre costuras, publicado no Brasil pela Editora Planeta, seremos transportados para o que me parece o pior período da Guerra: quando Hitler está no poder.

Nesse livro, onde fatos reais se misturam com ficção, Sira Quiroga, nossa protagonista nada convencional,  viverá momentos de muito sofrimento e incertezas. E nos contará como sobreviveu a todos eles e como, apesar de tudo, pôde ter um final feliz.

Para participar do comentário premiado, comente nesse post, twitte a frase abaixo e preencha esse formulário.

> O tempo entre costuras, da @A_planeta, no #BlogLendoeComendo!  http://bit.ly/jIsLBu
 

Layout por PamFardin