17 de setembro de 2012

Resenha- O primeiro dia

Esse livro é uma cortesia da Suma de Letras

"O que me levou , há tanto tempo, a desistir de viver como a maioria das pessoas, com casa, mulher e filhos, acho que foi a esperança de um dia encontrar a resposta à pergunta que nunca deixou de ser o centro dos meus sonhos: Onde começa a aurora?"

Se pararmos para pensar no que move o mundo, podemos constatar que são os sonhos de cada um de nós. Tudo o que foi inventado ou descoberto, partiu do sonho de alguém, que imaginou que aquele feito era possível.

O sonho de Adrian é encontrar a mãe de todas as estrelas. A primeira estrela a brilhar no céu. Ele é astrofísico da  London University. De licença há 3 anos, ele foi para o Planalto do Atacama, no Chile, para trabalhar num observatório. Por alguns contratempos, ele acabou supervisionando a instalação de uma antena gigante a 5 mil metros de altitude. O "mal das montanhas" foi implacável, e ele teve que voltar para sua vida monótona em Londres.

Keira sonha em encontrar o primeiro humano que já caminhou sobre a terra. Ela é arqueóloga. Em busca de seu sonho, ela foi escavar na Etiópia. Lá, ganhou de um garoto um pingente negro,que  carrega consigo, junto das lembranças que deixou pra trás, após uma forte tempestade de areia que destruiu tudo e a deixou sem recursos.

Quando Adrian voltou para a Universidade, encontrou Walter, um de seus colegas de trabalho, apavorado, pois as contas da instituição estavam indo de mal a pior. Só um investimento poderia mantê-la. Em busca de uma solução, Walter viu em Adrian a resposta: usaria uma de suas teses de pesquisa para conseguir o dinheiro que precisavam.

Keira, sem saber o que fazer após sua volta da Etiópia, passa os dias entre almoços com sua irmã Jeanne e a companhia de Ivory, um professor aposentado que trabalha com sua irmã no museu. Ivory, quando viu o pingente que Keira carregava no pescoço, prontificou-se imediatamente a descobrir a origem do material, não deixando transparecer seu súbito interesse. Nesse meio-tempo, Jeanne a inscreve para apresentar uma de suas teses, a fim de conseguir o investimento que precisa para retomar as escavações.

Há alguns anos , Adrian e Keira se conheceram. Ele foi seu professor e tiveram um rápido romance. Depois ela partiu, seguindo sua vida e seus instintos. Agora, obrigados pelas circunstâncias, eles se reencontraram no dia da apresentação de suas teses. Como sempre acontece, apesar do choque, a surpresa do reencontro deixou ambos abalados. Adrian sabe que Keira poderia ter sido a mulher de sua vida, caso não tivesse partido quando percebeu que poderia amá-lo. Num rompante de paixão, ela vai ao apartamento dele e esquece lá o colar.

A partir daí, uma sucessão de fatos os aproximará cada vez mais. E numa noite, quando descobrem que o colar, exposto à luz intensa, reflete parte do céu como ele foi há 400 milhões de anos, perceberão que a união de seus conhecimentos será a chave para desvendar os mistérios que a pedra esconde.E essa união despertará o interesse de outras pessoas, que suspeitam do que o colar é capaz. 

Em busca de realizar seus sonhos, correrão risco de morte, viajarão por vários países e conhecerão pessoas que os ajudarão a montar o quebra-cabeça que tanto os intriga. Essa proximidade só fará com que Adrian goste ainda mais de Keira, até que uma tragédia mudará a vida deles para sempre.

O primeiro dia, publicado no Brasil pela Editora Suma de Letras, fala da paixão que move as pessoas e do quão empenhadas elas estão em seguir o que pede seus corações. Detalhista, sem ser maçante, Marc Levy une a objetividade e os desejos, criando uma narrativa cheia de suspense e aventura.



O lançamento da continuação, com o título A primeira noite, está marcada para outubro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin