9 de outubro de 2012

Resenha- Divergente

Esse livro é uma cortesia da Editora Rocco

Divergente, publicado no Brasil pela Editora Rocco, é mais um dos livros distópicos que tornaram-se adorados pelos leitores.

Nesse primeiro volume, somos apresentados a uma nova sociedade que surgiu após as guerras que assolaram o mundo. Em Chicago, onde a estória acontece, essa sociedade está dividida em 5 facções: abnegação, amizade, audácia, franqueza e erudição. Cada uma delas corresponde a um tipo de comportamento relacionado com o caráter de cada indivíduo. Quando os adolescentes completam 16 anos, devem passar por um teste onde escolherão em qual dessas facções mais se encaixa, independente se nasceu nela ou não.

Beatrice, a protagonista, passará por esse teste e ficará em dúvida sobre qual caminho seguir. E esse não é o primeiro obstáculo que ela enfrentará. Após tomar sua decisão, ainda terá que se adaptar a tudo de novo e complexo que envolve sua escolha. Facção antes do sangue, esse o lema! Abandonar tudo o que aprendeu, desde criança, e adquirir novos hábitos é difícil em qualquer momento da vida. Ela se sente como se realmente pertencesse à facção que escolheu. Mas mesmo lá, percebe que algo está errado.

Além dessa mudança drástica- que apesar da certeza de que chegaria, não é o suficiente para o momento- ela terá que conviver com as próprias dúvidas de uma adolescente. Como ser aceita num lugar que você só imaginava? Como fazer parte da equipe, se a competição é acirrada e injusta? Ela é boa o bastante para superar tantas pessoas que treinaram a vida toda para aquele momento?

Em seu treinamento na nova facção, ela terá Quatro como mentor. Beatrice, agora Triz, terá nele um aliado importante. Ele também veio de outra facção e entende como ela se sente e se comporta. Misterioso, contará aos poucos sua estória.

Triz fará amigos, que serão importantes para que supere seus medos e limitações, além de incentivarem para que permaneça na disputa.

Paralelo a seu treinamento, seu irmão Caleb também estará passando pelo mesmo momento em sua facção.

Preocupada com o que poderá acontecer com Triz e Caleb, sua mãe pede que eles investiguem suas respectivas facções, para saber se há algo errado com os treinamentos que estão  recebendo. A briga entre as facções, apesar de discreta, preocupa os líderes da Abnegação, pois sabem o que um líder errado no comando poderia causar à sociedade.

Quando Triz ouve uma conversa suspeita dos lideres de sua facção, sabe que o pior aconteceu. Agora é momento da decisão mais importante da sua vida: a facção ou o sangue! Preparada ou não, enfrentará momentos de sofrimento e dor, que levarão a um novo estágio de vida.  Lutando pelo que acredita, acima de tudo, Triz fará aliados inusitados, que ajudarão a remodelar uma nova era, que nenhum deles imaginava ser possível.

Agora, fugitivos e com um futuro incerto, eles aguardam a próxima etapa, sem ter idéia do que acontecerá a seguir.

Minha expectativa é que Insurgent, o segundo volume da série, continue exatamente de onde Divergente parou. Às vezes, os autores adiantam um bom pedaço da estória  deixando o leitor meio frustrado.Torço para que isso não aconteça dessa vez.

Capa americana de Insurgent, sem previsão de lançamento no Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin