1 de dezembro de 2012

Resenha- Argo



Esse livro é uma cortesia da Editora Intrinseca.


Em 1979, o Irã sofreu uma transição de governo que tornou-se uma das mais traumáticas da história do país.

O xá Mohammad Reza Pahlevo, que governava o país e já vinha sendo retaliado há alguns anos por suas medidas, foi acusado de tirano pelo aiatolá Khomeini, seu adversário no governo. As acusações incitaram o povo a tal ponto, que os EUA deram abrigo ao xá, a fim de evitar maiores problemas. Isso foi o estopim para que o aiatolá assumisse a frente da política e desencadeasse uma série de rebeliões, entre elas a tomada da embaixada dos EUA em Teerã, resultando em 52 reféns que ficariam sob o poder dos rebeldes por 444 dias.
Nessa invasão, 6 americanos conseguiram escapar. Com a ajuda da embaixada canadense, eles ficaram vários meses escondidos em Teerã, aguardando o resgate, que é revelado no livro Argo,escrito pelo então agente da CIA, Antonio Mendez, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.


O livro não é dos mais fáceis que já li. Tudo que envolve fatos históricos, caso não seja bem escrito, complica o entendimento. No caso desse livro, as idas e vindas das histórias contadas pelo autor me confundiram um pouco. Como história não era minha matéria predileta, complica mais ainda.

O fato é que a CIA, certamente, é uma das organizações mais ricas do mundo. Seu poder de decisões e artimanhas para alcançar seus objetivos, certamente foi o ponto mais importante para que a operação tivesse sucesso.

Mendez, junto de seus colaboradores, tiveram a idéia de forjar um filme, que deveria ter como plano de fundo, as paisagens iranianas. Essa operação envolveu muitas pessoas e muito dinheiro. A ajuda de Jerome Galloway, que era um produtor de Hollywood, foi fundamental. Com ele, Mendez bolou a execução do plano que levaria técnicos de Hollywood para Teerã, a fim de encontrar as locações perfeitas para o filme. Um dos maiores desafios era transformar os diplomatas confinados e nervosos em figurantes seguros e convincentes. Com muita paciência e planejamento, a equipe comandada pela CIA teve sucesso, que hoje é comprovado pelo livro e pelo filme, que foram lançados nesse mês no Brasil.



Confira o trailler do filme!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin