26 de janeiro de 2013

Resenha: A maldição de Long Lankin

Esse livro é uma cortesia da Bertrand Brasil


O primeiro livro de terror que li, fazia parte da coleção Enrola e desenrola, famosa nos anos 80 e 90. Como eu realmente ficava assustada-e o filme O exorcista contribuiu com esse trauma- não tornou-se meu gênero predileto. Agora, tantos anos depois( uns 20 anos!! Caramba, estou velha!) volto a ler algo do gênero.
Coincidência ou não, a maioria das estórias de terror têm crianças como protagonistas. Em A maldição de Long Lankin , publicado no Brasil pela Bertrand Brasil, isso não é diferente.
Quando Cora e Mimi chegam à casa de sua tia-avó Ida, que mora em Bryers Guerdon- próximo a Londres- enviadas pelo pai que ficou sozinho após a mãe ser enviada para um suposto hospício,  Ida revive todas as dores que a assolaram no passado. Intrigadas pela forma como a tia as trata, Cora percebe que há algo errado. No primeiro passeio nos arredores, elas conhecem Roger, que mora na cidade e também têm curiosidade em saber porque tantas coisas tornaram-se proibidas.
Como é típico da maioria das crianças, rapidamente eles se enturmam e tornam-se amigos inseparáveis. A curiosidade, por outro lado, é tanta, que eles começam a investigar o porque de a casa de tia Ida ser tão afastada e ficar o tempo todo trancada, inclusive com as janelas pregadas. Sua tia também não é muito popular no lugar, não tendo amigos e saindo muito pouco. Sua família é atormentada há décadas por fantasmas que rondam o velho casarão.
Com a ajuda de alguns moradores bem antigos, as crianças descobrem algumas coisas relacionadas aos eventos sobrenaturais que presenciaram. E quando eles finalmente estão próximos de desvendar o mistério que ronda o velho casarão, ficam cara a cara com o perigo e o assombroso Long Lankin. 
Apesar de um enredo complexo, a passagem de tempo no livro é de aproximadamente um mês. Uma curiosidade é que somente uma vez a idade de uma das crianças é revelada, deixando o leitor instigado sobre como essas crianças são tão espertas a ponto de descobrirem sozinhas sobre a lenda e as causas da maldição.
É um livro completamente diferente de minhas leituras habituais, mas adorei a forma como a autora nos instiga a ler o mais rápido possível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin