18 de fevereiro de 2013

Resenha- Sinuca de bico

Esse livro é uma cortesia da Editora Rocco

Sinuca de bico foi publicado pela Editora Rocco em 2010, mas eu solicitei agora, pois pretendo ler Por sua conta e risco, lançamento de fevereiro do mesmo autor, que também trata do mesmo protagonista.

A narrativa de Josh Bazell é no mínimo chocante e agressiva. Sem escrúpulos na hora de descrever o personagem principal, Dr Peter Brown, e dar vida a suas aventuras, o autor joga o leitor de uma cena à outra, ininterruptamente, aguçando ainda mais a necessidade de entender como se comporta esse médico tão pouco convencional- ou não, já que o autor é médico- de apenas 24 anos.

Peter tem um estória estranha.Ex- integrante da máfia, foi levado à estudar medicina e a exercer a profissão de médico como uma forma de se esconder de seus possíveis rivais, após participar de um programa de proteção à testemunhas.

Ao longo do livro, os capítulos intercalam-se entre o presente como médico e o passado que o levou até o momento: um integrante da máfia, internado no hospital que Dr Brown trabalha, o ameaça, caso não lhe salve de um câncer.

A perda dos avós e o convívio com a família Locano foram o estopim para seu ingresso cômico na máfia, isso porque em nenhum momento entendemos como Peter tornou-se esse matador invencível. Como se o próprio nome Locano já não fosse indicativo de confusão, as cenas relembradas pelo protagonista contam como suas trapalhadas tornaram-se lenda.

Entre as investidas "românticas" e o consumo em excesso de estimulantes, temos um homem entediado com a profissão, mas impiedoso ao criticar o sistema de saúde e tudo o que vê de errado ao seu redor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin