12 de março de 2013

Resenha- O Príncipe da Névoa

Esse livro é uma cortesia da Editora Suma de Letras

O Príncipe da Névoa, publicado no Brasil pela Editora Suma de Letras, é o primeiro livro de Carlos Ruiz Zafón, escrito há mais de duas décadas. Segundo o autor, quando  era adolescente, não encontrava livros que o atraísse. Foi pensando nesses leitores que ele escreveu esse livro, mas pensando também, que qualquer pessoa poderia lê-lo, independente da idade. Talvez por esse motivo, esse não seja o livro mais elaborado do autor. O que não desmerece em nada sua escrita.

Zafón foi sensível o suficiente para deixar uma nota nas primeiras páginas, informando como foi o processo de revisão para o lançamento. Segundo o autor, pouco foi mudado da escrita original, pensando em manter-se fiel ao começo de sua carreira. Isso explica porque o leitor possa acreditar que esse não é seu melhor livro, se tiver lido os outros já publicados por aqui. Mas não deve se enganar, pois esse é tão complexo quanto os outros volumes.

Seguindo a mesma linha de mistério que já conhecemos, em O Príncipe da Névoa somos levados a um pequeno vilarejo , às margens do Atlântico, onde Maximilian Carver muda-se com sua família, a fim de fugir da guerra. O ano era 1943 e ninguém queria esperar para ver o desfecho dos acontecimentos.

A casa escolhida pelo relojoeiro era de um médico que há muito tempo tinha partido dali. Maximilian, a esposa e os três filhos mudam-se com a expectativa que a vida a beira-mar transforme o verão em um momento inesquecível. Certamente as coisas não aconteceram como eles esperavam. Logo nos primeiros dias, a filha mais nova ouve vozes no armário em seu quarto. A filha mais velha está ainda mais calada. O único que parece não se importar muito com a mudança é Max, de 13 anos, que começa a explorar os arredores e logo conhece Roland, de 17 anos, que vive com o avô, o engenheiro que construiu o farol. Max também encontra um jardim de estátuas sinistro, que o deixa desconfortável e amedrontado.

Roland leva Max e sua irmã para conhecerem o velho barco que naufragou na baia,há 25 anos, numa tempestade que matou todos os ocupantes, menos seu avô, que era um dos tripulantes. O avô de Roland esconde um mistério que o acompanha desde jovem: ele conheceu O Príncipe da Névoa, um homem que concedia desejos a troca de favores, que também estava no navio quando este afundou. 

Relembrando como tudo aconteceu, o velho engenheiro sabe que existe uma dívida que não foi paga e o preço dela é caro demais para qualquer um deles pagar. Escondendo um segredo guardado com todas as forças, agora terá que enfrentar a consequência de seus atos e conviver com seu desfecho inesperado enquanto viver.

Informação: O Príncipe da Névoa é o primeiro de uma série de romances, que inclui também O palácio de meia-noite e As luzes de setembro, que serão editados em 2013 no Brasil pelo selo Suma de Letras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin