25 de novembro de 2013

Resenha: Boneco de neve

Esse livro é uma cortesia do Grupo Editorial Record

Quando eu leio um livro muito bom, as vezes me esqueço que é o autor quem dá vida ao personagem, e não o contrário. Com Jo Nesbo isso acontece mais intensamente. 

Harry Hole, o inspetor da policia de Oslo, é um personagem marcante e enigmático. Seu pragmatismo e intuição são seus pontos fortes. Em Boneco de Neve, publicado no Brasil pela Editora Record, o especialista em serial killer aguarda com resignação o momento em que a primeira neve cairá no mês de novembro. Ele recebeu uma carta do Boneco de Neve. Harry sabe que é uma questão de dias até que novos crimes comecem a acontecer, mas não sabe como eles surgirão.

Quando algumas mulheres casadas e com filhos desaparecem, e no quintal de suas casas bonecos de neve são construídos, aparentemente sem explicação, Hole sabe que o momento que ele aguardava chegou. 

Com uma nova investigação começando, Harry também tem uma nova parceira: a policial Katrine Bratt, que veio transferida de uma pequena cidade nas imediações de Oslo. Esperta e soturna, Katrine pensa muito parecido com Harry. Essa coincidência é fruto de um estudo profundo dos casos solucionados pelo inspetor.

Em sua vida pessoal, as coisas estão cada vez piores. Após Rakel terminar o relacionamento com ele, sua vida está cada vez mais sem motivação. A única pessoa que o anima é Oleg, o filho de sua ex-namorada, que vê nele um exemplo de homem. Apesar de Harry ser um alcoólatra em reabilitação e um fumante compulsivo, tenta manter-se longe do vício. Quando Rakel começa um novo relacionamento com Mathias, um cara que parece perfeito demais, Hole não deixa de se ressentir por ter outra pessoa ocupando o espaço que antes ele ocupava.

Com a ajuda de Katrine, Harry percebe certo padrão nos desaparecimentos. E todos eles o levam a um médico que não quer se envolver de forma nenhuma nas investigações. Intrigado, Hole vai a fundo nas conexões e uma nova série de crimes se intercala. Agora é uma questão de tempo até que ele descubra o culpado. Mas até mesmo Hole se surpreenderá com o que o espera. E se surpreenderá também com o que está disposto a perder para preservar as pessoas que mais ama.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin