29 de abril de 2014

Resenha: A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea

Esse livro é uma cortesia do Grupo Editorial Record

"Dentro da escuridão do armário, ele perdera a noção de tempo. E como sentia sede naquele momento, sua natureza hipocondríaca, pouco compatível com a função de faquir, o levou a crer que talvez já houvesse passado o prazo das fatídicas 72 horas fechado lá dentro..."(pag 70)


Ikea é uma marca sueca de lojas de móveis e decoração que possui filiais em vários continentes. Podemos compará-la à Tok & Stok.
Um faquir é um homem capaz de controlar seus pensamentos e ações, a fim de suportar a dor física. Ele pode andar sobre brasas, deitar em camas de pregos e perfurar seu corpo com agulhas. Talvez você já tenha visto algum programa na TV com um homem usando um bigode, um turbante e um fraldão de tecido. Ele é o faquir. E muito respeitado na Índia.
Ajatashatru Ahvaka é um rajastani que passou boa parte da vida fingindo ser um faquir. Com seus truques, desde cedo aprendeu a ludibriar as pessoas e fazê-las acreditar que ele dominava a arte de controlar seu corpo e os elementos a seu redor. Com isso, aos 38 anos, decidiu viajar para a França-país mais próximo do seu onde tinha uma loja Ikea- para comprar uma cama de pregos. Ele disse que era para utilizá-la, porém, seus planos eram outros bem diferentes.
Não foi fácil conseguir o dinheiro necessário para essa viagem, visto que ele vivia numa aldeia muito pobre e ele mesmo não possuía recursos. Após contar algumas mentiras, conseguiu que seus amigos e fãs(sim! Ele era famoso!) juntassem o suficiente para executar o feito.
Quando chegou à França, ficou vislumbrado com tanta beleza. A Ikea era muito mais do que ele esperava. Pena que não poderia usufruir nada disso. Após fazer o pedido da tal cama, que só chegaria no dia seguinte, ele utilizou um velho golpe para conseguir algum dinheiro, já que ele não tinha nenhum, o que proporcionou-lhe conhecer Marie, com quem ele sonharia por vários dias. Acostumado a uma vida de privações, Aja se encantou com a comida. Ele poderia viver assim pra sempre.
Após se despedir de Marie, achou melhor passar a noite na própria loja, já que no dia seguinte teria que voltar para pegar a cama. O fato dele não ter dinheiro para pagar o hotel também influenciou bastante sua decisão. Era isso então! Quando a loja fechou, ele se sentiu seguro ali, já que não tinha percebido nenhuma câmera de vigilância. Após algumas horas, ouviu vozes e se escondeu em um armário. Sim, no armário fatídico que mudaria sua vida para sempre.
Começa aí a verdadeira aventura da vida de Aja. França , Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Líbia foram os destinos por onde ele andou. Ele viajou mais em 9 dias do que em toda sua vida! Ele conheceu pessoas que o fizeram avaliar suas atitudes até aquele momento e o transformaram em um homem exemplar. Percebeu que a sensação de ajudar as pessoas era bem melhor do que enganá-las.E com esse sentimento ele literalmente mudou a vida da maioria dos que conheceu e a sua própria.
A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea, publicado no Brasil pela Editora Record, é uma forma hilária e sensível que o autor encontrou para falar sobre o faquir, a imigração ilegal e os sonhos que envolvem as pessoas ao redor do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin