27 de novembro de 2014

Resenha: A pirâmide do café

Esse livro é uma cortesia da Bertrand Brasil

“...talvez a felicidade não dependa tanto daquilo que se tem, mas da capacidade de se resignar àquilo que não se tem.”(pag 37)
“A essa altura, Imi não tem palavras. Olha a senhora Haines e pensa que o mundo está cheio de pessoas inutilmente complicadas.”(pag 85)

A pirâmide do café, publicado no Brasil pela Bertrand Brasil, conta a história de Imi, que morou até os 18 anos em um orfanato em Landor, na Hungria. Uma cidade que é conhecida como a cidade dos órfãos, já que tudo gira ao redor do orfanato.
Seu maior sonho, após completar 18 anos e sair do orfanato, era morar em Londres, onde pretendia conseguir um emprego e se estabelecer na vida. Lynne, uma professora de tango que acolhe os órfãos quando eles vão para Londres, é sua bem-feitora nessa nova fase de sua vida. E também sua conselheira para assuntos complicados. Cheia de vida, ela adora dar festas até de madrugada, o que deixa sua vizinha Haines completamente maluca.
O primeiro emprego de Imi é numa grande rede de cafeterias. Com normas e manuais, ele acha que lá é o lugar perfeito. Seu jeito humilde e ingênuo o faz acreditar que nada pode ser melhor no mundo do que esse emprego. E ele pensa em como é abençoado por poder contar aos seus amigos do orfanato, através de cartas, tudo de maravilhoso que o mundo tem a lhe oferecer. Apesar das muitas regras que regem o lugar, ele percebe que é isso que o torna tão especial: não precisar se preocupar com o que fazer em determinas situações, pois tudo está esclarecido no Manual. E quando ele fica em dúvida, basta perguntar ao gerente.
Em sua pureza, Imi não percebe o que a maioria de seus colegas já sabem: eles trabalham muito e ganham pouco. Mas ele está tão focado em dar o seu melhor, que todo o resto parece insignificante.
Morgan, um jovem iraniano que trabalha numa livraria próxima à loja de café, cria laços com Imi imediatamente. Ele se comove com a inocência do rapaz e o convida para passear por Londres. A partir daí se forma uma grande amizade. E Morgan tenta mostrar para Imi um pouco da realidade da vida, apesar de não ter muito sucesso.
Através de Morgan, Imi conhece um pouco do mundo literário e fica empolgado com a idéia de saber que Morgan conhece uma escritora de verdade, que vive reclusa em seu apartamento. Ele até pede que Morgan leve um exemplar do livro dela para que ele leia e conheça um pouco de seu trabalho.
Quando Morgan encontra com a escritora, Margaret, lhe conta sobre esse novo amigo e sua pureza. Ela, cansada das coisas e das pessoas, tem interesse em um dia conhecer esse órfão.
Por mais empenhado que Imi seja, a vida não lhe sorri como ele gostaria e devido à sua ingenuidade, ele acaba tornando-se um inimigo para a gerente da loja. Ela, injusta e insensível, decide demitir Imi, sem uma explicação plausível.
Lynne e Morgan ficam transtornados com a notícia, pois Imi é um dos funcionários mais honestos e esforçados. Em seu desespero em ajudar o amigo, Morgan recorre a Margaret, a fim de ouvir algum conselho que possa mudar a situação do amigo. Ela, tocada pelo motivo da dispensa, resolve tomar uma atitude drástica, mas certeira o bastante para mudar a vida de Imi para sempre.
Inspirador, romântico e emocionante, A pirâmide do café fala de como os sonhos e decepções andam lado a lado. Fala também dos desejos e esperanças que cada um de nós acalentamos em nossos corações, além de mostrar como a realidade pode ser dura e também motivadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin